Cabelo

Minha História Com A Transição Capilar.

Oi suas lindas! Eu fiquei com química alisante nos meus fios durante 3 anos! Em 2017 com 16 anos fiz meu primeiro alisamento que foi uma selagem e em 2018 fiz meu segundo alisamento que também foi uma selagem.
Eu não aceitava meu cabelo e queria que ele fosse totalmente liso sem ondulações, pois meu cabelo natural é liso no comprimento, ondulado nas pontas e tem bastante volume.
Naquela época não entendia nada de cabelo e não tinha dinheiro para comprar produtos para hidratar. Meu cabelo vivia danificado, com frizz, volume excessivo, ressecado e quebrado.
Como eu NÃO entendia de química minha primeira selagem se tinha era uma porcentagem muito pequena de formol já na  segunda fiz com outra cabeleireira e ela não me informou que usava formol e no momento em que ela estava aplicando o cheiro era insuportável e meu olhos chegavam arder e ela tinha que colocar um ventilador em cima de mim para eu não passar mal com o cheiro extremamente forte. 
Na primeira vez que fiz não sentir nada foi normal, como nunca tinha feito química alguma o alisamento não pegou totalmente só na raiz e no comprimento ficou meio liso meio ondulado. Na segunda selagem o alisamento pegou totalmente, porém fiquei sofrendo um mês com dor de cabeça sem falar que meu couro cabeludo ficou levemente queimado devido a alta temperatura da chapinha que a “profissional” colocava muito perto do meu couro cabeludo e fiquei com minhas pontas espigadas. 
Atenção: Se for fazer algum alisamento pergunte antes ao cabelereiro se ele usa formol e não aplique! Formol em altas quantidades causa morte ou graves problemas de saúde e ele nunca mas vai sair do seu organismo. Mesmo que a porcentagem seja pouca eu recomendo não usar.

Eu não tinha noção que quando se fazia um alisamento precisava retocar devido a raiz que cresce ondulada deixando o cabelo com duas texturas. Eu pensava que só se vazia uma vez e ele ia saindo do cabelo como um tonalisante.

Então decidir parar de vez se não me tornaria escrava do alisamento, pois a raiz ondulada incomoda muito e iria ter que retocar a cada 3 meses durante toda a minha vida!
Esse foi o resultado do meu cabelo após o segundo e último alisamento, ficou lindo mas eu estava começando a usar receitas caseiras no meu cabelo e depois que aplique essa selagem nenhuma hidratação funcionava, pois o alisamento forma uma capa protetora em volta do fio que impede que alguns tratamentos fazem efeito no fio.

Meu cabelo começou a crescer muito ressecado, poroso e sem brilho. Eu já não sabia o que fazer e foi aí que comecei a pesquisar sobre cabelos. Depois da ir é que começa a transição capilar, uma época de MUITA paciência. 

Dois anos depois meu cabelo já estava até a altura do ombro ondulado, foi um verdadeiro desafio deixar a raiz crescer! Nós primeiros 6 meses pensei várias vezes em desistir, pois nem com chapinha eu conseguia alinhar a parte ondulada.
O bom é que como tinha se passado algum tempo meu cabelo voltou a absorver ativos naturais e comecei a usar muitas hidratações caseiras de maizena, leite e mel para abaixar a raiz, pois como o cabelo fica com duas texturas diferentes eu nunca conseguia alinhar totalmente só abaixar a raiz. 
Eu já estava decidida que não iria cortar meu cabelo, pois eu nunca tinha conseguido deixar ele crescer tanto! Porém meu cabelo começou a ficar horrível para cuidar e ele não conseguia secar sozinho, tinha que sempre fazer escova para tentar alinhar. A parte alisada começou a ficar estragada e vivia de rabo de cavalo, então tomei a decisão de fazer o big chop para retirar toda a química alisante.
Depois de 3 anos com alisamento conseguir me livrar totalmente e me vi depois de todo esse tempo com meu cabelo normal. Depois de muito tempo me reconheci olhando no espelho! Como cuidei muito bem do meu cabelo durante a transição depois que cortei nunca tive nem antes da química um cabelo tão hidratado, macio e alinhado!
Eu sei que passar pela transição é difícil mais não é impossível! É só ter calma que seu cabelinho vai crescer, vai cuidando dele durante o processo e evita usar aparelhos com calor no fio. No final vale a pena você ter seu cabelo com a textura natural.
Tá sendo muito bom poder usar uma chapinha e um babyliss e o cabelo ficar alinhado totalmente, pois na transição o cabelo mesmo com chapinha não fica por inteiro liso.
A história é bem comprimida e tentei resumir o máximo possível, mais já deu para ter uma ideia de como foi essa época.
Era isso suas lindas, espero que tenham gostado!
Beijos e até o próximo post.
Naty Barros
Tudo do Mundo Feminino.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *